O mundo dos serious games

games

Enter a caption

A partir de jogos de vídeo game,
estamos transformando a sociedade à nossa volta e a cara do aprendizado.

Por João Paulo Colisse

Uma afirmação que muitos de nós já ouviram, principalmente aqueles que são jogadores de vídeo game entusiastas “Vai estudar! ”, “Larga esse vídeo game e vai fazer algo da vida! ”, “Ficar jogando isso vai prejudicar seu cérebro! “. Acredito que muitos ouviram coisas assim e embora muitos de nós nos divertirmos muito com vídeo games a sociedade ainda os encara como um entretenimento, sem nada a acrescentar para a sociedade. Mas isso é verdade mesmo? Jogos de vídeo game não tem nada a acrescentar para nós?

Essas afirmações não poderiam estar mais distantes da realidade, embora a utilidade e os benefícios de diversos tipos de jogos ainda estejam abertos para debate e discussão existe um gênero de jogo que tem feito grande impacto no mercado e chamado igualmente a atenção de empresas e governos, esse gênero é conhecido como “Serious Games”, ou sendo traduzido do inglês “Jogos Sérios”.

Serious Games são definidos como sendo jogos criados com um propósito além do entretenimento, este propósito sendo o de transmitir algum tipo de conhecimento para a pessoa jogando.  Esses jogos não são tão populares quanto os jogos voltados para o entretenimento, mas eles têm ganhado espaço no setor empresarial por serem capazes de melhorar a capacidade de processamento de informação.

Serious Games em pro da aprendizagem

As pesquisas no campo ainda são recentes, mas de acordo com um artigo publicado na “Psychonomic Bulletin & Review” de 318 comparações entre 72 estudos, 95% deles mostrou um aumento nas capacidades de processamento de informação de seus grupos de teste, ou seja 71 dos experimentos e estudos mostraram que pessoas que jogam tinham um aumento médio de capacidade de processamento de informação.

Dr. Jan Cannon-Bowers, pesquisador na área de aprendizagem, fez diversas pesquisas diferentes tentar mensurar a efetividade dos jogos no aprendizado. Ele introduziu jogos para complementar cursos de diversos assuntos como economia, administração e negócios.

 

Standard

Deixe um comentário